Sustentabilidade

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O Desenvolvimento Sustentvel , cada vez mais, uma preocupao transversal nas sociedades modernas, devendo orientar no s a atividade empresarial, mas a de cada um de ns em particular.

A CARRIS entende que a Qualidade e a Responsabilidade Social Empresarial, nas vertentes Econmica, Ambiental e Social, so as vias para a melhoria contnua da sua atividade, bem como um contributo para a Sustentabilidade e para o bem-estar social. Este contributo passa, prioritariamente, pela satisfao das exigncias dos Clientes e das normas estatutrias e regulamentares, otimizando de forma adequada os recursos disponveis.

assente nesta estratgia que a CARRIS refora o seu papel ativo para a mobilidade sustentvel na rea Metropolitana de Lisboa, contribuindo para uma cidade menos congestionada e com mais qualidade de vida.

  Valores CARRIS 

Excelncia (clique para abrir)

Assente especialmente num desempenho eficiente e na prestao de um servio de transporte cmodo e regular.

Qualidade (clique para abrir)

Oferta de um servio que satisfaa as necessidades e expetativas dos Clientes, contribuindo para uma mobilidade sustentvel.

Inovao (clique para abrir)

Procura e partilha permanente de novas solues para responder aos desafios dirios no mbito dos transportes, valorizando o esprito inovador e a iniciativa individual na definio de novos mtodos de trabalho, abordagens e metodologias potenciadoras da produtividade.

Rigor (clique para abrir)

Desempenho eficaz com elevados nveis de profissionalismo e de competncia, assumindo a responsabilidade das decises, a nvel individual e organizacional e cumprindo os compromissos com os Clientes, Colaboradores e outras Partes Interessadas.

Sustentabilidade (clique para abrir)

Contributo para a mobilidade sustentvel, desenvolvendo a atividade sem comprometer o futuro e melhorando continuamente o servio, respeitando a sociedade e o ambiente, privilegiando ainda a sua sustentabilidade econmica.

  Princpios CARRIS 

  • Respeito e proteo dos direitos humanos;
  • Conduta tica;
  • Cumprimento da lei e outra regulamentao aplicvel nossa atividade;
  • Respeito pelas Convenes e declaraes reconhecidas internacionalmente;
  • Respeito pelas partes interessadas;
  • Responsabilizao;
  • Responsabilidade na defesa e proteco do meio ambiente;
  • Integrar os aspetos da responsabilidade social no sistema de gesto integrado;
  • Atuar com transparncia em todas as relaes internas e externas.

     
  •   Partes Interessadas Significativas 

    As partes interessadas indicadas correspondem s partes interessadas significativas.

       Aspetos significativos da Responsabilidade Social da CARRIS 

    • Discriminao
    • Acidentes/incidentes de explorao
    • Aspetos de segurana na conceo de equipamentos
    • Utilizao de produtos e equipamentos menos prejudiciais e mais eficientes para a sade e o ambiente

      Sistema de Gesto Integrado 

    Decorrente da estratgia definida, assente nos vrtices eficincia, qualidade e mercado, a CARRIS tem vindo, desde 2005, a implementar formalmente um conjunto de sistemas de gesto, nomeadamente na rea da qualidade e do ambiente. 
    Os princpios gerais do Sistema de Gesto Integrado (SGI) encontram-se descritos nos Princpios da Poltica de Gesto.

    QUALIDADE

    A certificao de acordo com a NP EN ISO 9001, obtida em janeiro de 2006, comprova a organizao interna da empresa e a sua aplicao na relao com os clientes. A implementao e certificao do Sistema de Gesto da Qualidade segundo a ISO 9001, tem como base de partida princpios fundamentais de gesto e uma abordagem por processos.

    Como feita a monitorizao e medio dos processos? (clique para abrir)

    Realizada em funo de Indicadores de Desempenho (KPIs), de que se indicam como exemplo, o ndice de Satisfao do Cliente, a Taxa de cumprimento de servio, a Taxa de Acidentes, a Taxa de Reclamaes de Clientes, a Taxa de Avarias dos veculos, a Taxa de Absentismo e a Taxa de Formao.

    Quais as vantagens da certificao do SGQ, para a CARRIS? (clique para abrir)

    • Melhoria a organizao interna
    • Aumento da motivao/envolvimento dos colaboradores
    • Aumento da eficcia das tarefas/atividades
    • Aumento da deteco e correco de falhas
    • Reduo de custos/melhoraria resultados
    • Aumento da produtividade
    • Aumento do acesso a determinados mercados e concursos
    • Integrao da Qualidade na cultura da Empresa
    • Melhoria da imagem da Empresa

     
    AMBIENTE

    A certificao de acordo com a NP EN ISO 14001, obtida em Abril de 2008, demonstra que a atividade desenvolvida assenta no controlo e minimizao dos aspetos que possam interagir negativamente com o meio ambiente, bem como que visa o cumprimento de todos os requisitos legais.

    Prticas existentes (clique para abrir)

  • Otimizao do consumo energtico e de gua das instalaes, atravs de um controlo sistemtico;
  • Disponibilizao, nas reas administrativas e oficinais, de recipientes prprios para recolha seletiva de resduos, identificados com etiquetas que definem a boa prtica de separao;
  • Manuteno peridica dos equipamentos para tratamento de efluentes lquidos (hidrocarbonetos e gorduras) das instalaes, para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados;
  • Impermeabilizao de zonas de abastecimento de combustveis;
  • Elaborao de fichas de interveno e atuao em situaes ocasionais ou de emergncia;
  • Incluso de critrios e consideraes ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos
  • Vantagens (clique para abrir)

  • Assegurar o cumprimento da legislao ambiental e de outros requisitos da organizao, protegendo assim o meio ambiente e reduzindo a poluio;
  • Melhorar o desempenho ambiental, otimizando o consumo dos recursos naturais e reduzindo a deposio de resduos em aterro;
  • Prevenir os acidentes ambientais;
  • Melhorar a imagem da Empresa;
  • Aumentar a confiana dos Stake Holders.

  • CERTIFICAO DE LINHAS / CARREIRAS
    A CARRIS apostou igualmente na certificao das suas linhas (carreiras), tendo 46 linhas de autocarro certificadas segundo a Norma NP 4493 e 1 linha de eltrico certificada segundo a Norma NP 4503. Neste momento o nico operador de transporte pblico de passageiros a ter linhas de autocarros e eltricos certificadas.

    Enquanto a certificao do SGI representa a certificao da organizao interna da Empresa e a sua aplicao na relao com os seus Clientes e restantes partes interessadas uma certificao dos meios, a certificao das linhas representa a certificao do que diretamente fornecido aos Clientes, ou seja o servio uma certificao dos resultados.

    Avaliao do desempenho da CARRIS e da satisfao dos clientes (clique para abrir)

    1. Medio de Desempenho atravs da anlise peridica de indicadores:
      • Perodo de operao;
      • Fiabilidade da linha;
      • Durao de viagem;
      • Cumprimento do intervalo de passagem;
      • Pontualidade;
      • Informao e apoio a Cliente;
      • Limpeza dos veculos e dos pontos de venda;
      • Acidentes;
      • Incidentes;


    2. Medio da Satisfao atravs do inqurito anual de satisfao dos Clientes (ISC).
    Nota: Em 2015, devido a questes decorrentes de alteraes orgnicas na CARRIS, no foi possvel realizar, em tempo, o inqurito anual com vista determinao do ndice de Satisfao do Cliente.

     

    Listagem de Linhas Certificadas (clique para abrir)

     

    1. Fase
    fevereiro 2006
    2. Fase
    maio 2007
    3. Fase
    agosto 2008
    4. Fase
    julho 2009
    5. Fase
    outubro 2010
    6. Fase
    maro 2012
    15E | Praa da Figueira-Algs705 | Estao Oriente-Estao Roma-Areeiro 701 | Campo Grande-Metro-Campo Ourique702 | Marqus de Pombal-Serafina 735 | Cais do Sodr-Hospital Santa Maria703 | Charneca-Bairro St Cruz
    756 | Olaias-Praa Industrias716 | Alameda D. Afonso Henriques-Benfica706 | Cais do Sodr-Estao Santa Apolnia709 | Restauradores-Campo Ourique753 | Praa Jos Fontana-Centro Sul736 | Cais do Sodr-Odivelas
    760 | Gomes Freire-Cemitrio Ajuda718 | ISEL-Alameda D. Afonso Henriques711 | Praa Comrcio-Alto Damaia712 | Estao Santa Apolnia-Alcntara Mar 758 | Cais do Sodr-Portas Benfica754 | Campo Pequeno-Alfragide
    783 | Amoreiras-Portela-Prior velho723 | Alcntara-Algs713 | Alameda D. Afonso Henriques-Estao Campolide732 | Marqus Pombal-Caselas799 | Colgio Militar-Alfragide Norte           --
    --724 | Alcntara-Pontinha714 | Praa Figueira-Outurela744 | Marqus Pombal-Moscavide         --          --
    --726 | Sapadores-Pontinha Centro720 | Picheleira-Calvrio767 | Campo Mrtires da Ptria-Reboleira-Metro----
    --729 | Bairro Padre Cruz-Algs722 | Praa Londres-Portela778 | Campo Grande-Metro-Pao Lumiar----
    --738 | Quinta Barros-Alto Santo Amaro727 | Estao Roma-Areeiro-Restelo798 | Campo Grande-Metro-Galinheiras----
    --747 | Campo Grande-Metro-Pontinha-Metro749 | ISEL-Estao Entrecampos------
    --751 | Estao Campolide-Linda-a-Velha764 | Cidade Universitria-Damaia Cima------
    --755 | Poo Bispo-Sete Rios765 | Colgio Militar-Metro-Benfica-Cemitrio------
    --759 | Restauradores-Estao Oriente768 | Cidade Universitria-Quinta Alcoutins------
    --776 | Algs-Cruz Quebrada782 | Cais do Sodr-Moscavide------
    --781 | Cais do Sodre-Prior Velho--------


    Qual a vantagem das linhas certificadas? (clique para abrir)

    • Garantia de cumprimento dos nveis de qualidade do servio
    • Melhoria da imagem da empresa
    • Aumento da taxa de satisfao dos Clientes
    • Fidelizao e aumento do nmero de Clientes
    A certificao do servio evidencia o comprometimento da CARRIS na prossecuo da melhoria contnua do mesmo e o seu contributo para a afirmao do transporte pblico como elemento-chave para o desenvolvimento sustentvel.

     

      Parcerias 

    • Membro da UITP - Unio Internacional de Transportes Pblicos; 
    • BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel;
    • Associado da Lisboa E-Nova Agncia de Energia e Ambiente de Lisboa;
    • CEEP Portugal - Centro Europeu das Empresas com Participao Pblica e/ou Interesse Econmico Geral;
    • GRACE;
    • RSO'pt - Responsabilidade Social das Organizaes e Sustentabilidade;
    • COTEC - Associao Empresarial para a Inovao;
    • IBBG - International Bus Benchmarking Group;
    • MMG - Major Metropolises Group;
    • Projecto COST/BHLS - Cooperation in Field of Scientific and Technologic Research / Buses with High Level of Service.

      Relatrios CARRIS 

    Consulte aqui os Relatrios publicados pela empresa: